Revista Interfaces


 

A Revista Interfaces é um periódico da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, de Guarapuava-PR. Tem por objetivo registrar e divulgar informações e conhecimentos que primam pelo debate e contribuições científicas nas áreas de Letras (Linguística e Literatura) geradas por pesquisadores doutores e pós-graduandos.

Qualis 2016 - B2

Professora Dra. Maria Cleci Venturini / Editor-Gerente

A Revista Eletrônica Interfaces recebe artigos em fluxo continuo, que são publicados em três edições, com periodicidade quadrimestral. Publica, também, anualmente um dossiê. Em função disso, divulgamos o planejamento  2022.

Dossiê temático: DOSSIER DA PALAVRA

Organizadoras: Verli Petri (UFSM) e Vanise Gomes de Medeiros (UFF)

Ementa:

Todos nós, estudiosos da linguagem, em algum momento das nossas pesquisas nos deparamos com reflexões acerca da palavra: o funcionamento da palavra, a história da palavra, o lugar da palavra, entre outras possibilidades. A proposta para esse dossier temático da Revista Interfaces é construir um espaço de interlocução entre os estudiosos da linguagem no tocante à construção e ao funcionamento de instrumentos linguísticos (AUROUX, 1992) que tenham por mote a palavra. Deste emaranhado de possibilidades destacamos especialmente as listas de palavras, os vocabulários, os glossários e os dicionários, entre outros possíveis. É da perspectiva teórica da Análise de Discurso pecheuxtiana e da História das Ideias Linguísticas que tomamos uma posição diante da produção do conhecimento, buscando estabelecer relações com outras áreas do saber, tais como a Semântica, a Historiografia Linguística, etc.

Submissão: 30 de julho de 2021 a 30 de abril de 2022.

Previsão de publicação:  Setembro de 2022.

 

Número Especial: "Letramentos e gêneros na universidade e na escola de formação ao trabalho docente"

Organização:

Lidia Stutz – UNICENTRO/PR
Maria Izabel Rodrigues Tognato – UNEPSAR/PR
Tânia Guedes Magalhães – UFJF/MG

Ementa

Diante da premente necessidade de buscar alternativas para desenvolver e analisar práticas de formação e trabalho docente envolvendo os gêneros e letramentos diversificados (acadêmicos, científicos, profissionais, literários….), que possam contribuir para aprimorar as capacidades de linguagem dos professores em formação inicial e continuada , bem como impactar positivamente o trabalho , objetivamos envolver pesquisas oriundas do campo da formação e do trabalho docente de língua materna e estrangeira, a fim de visibilizar ações voltadas para análise dos diferentes letramentos e gêneros textuais na mediação formativa de professores e no campo do trabalho. Esperamos fomentar reflexões e contribuir com os avanços no debate sobre as práticas formativas institucionais contemporâneas em relação a esses letramentos e gêneros em contextos de formação e de trabalho, possibilitando a construção de transformações sociais pela linguagem, que permitam ampliar os caminhos da educação do professor em meio a situações adversas. Os trabalhos devem se articular explicitamente às concepções relativas aos letramentos e aos gêneros textuais/discursivos na relação com a formação e/ou com o trabalho do professor.

Previsão de publicação: abril de 2022.

 

Dossiê temático: Revoluções do Teatro

Organizadores:  Edson Santos Silva (UNICENTRO/I; Orlando Luiz de Araujo (UFC); Renata Junqueira (UNESP/ARARAQUARA)

Ementa:

O teatro é, desde as suas mais remotas manifestações, uma arte cujo potencial político-pedagógico tem sido explorado por ideologias diversas. Seja da perspectiva que investe na sua capacidade ilusionista e na sua função catártica, valorizadas pelos gregos antigos e pelos seus exegetas ao longo de muitos séculos, seja daquela outra perspectiva, mais moderna, que em vez da ilusão e da catarse pretende estimular a conscientização e a ação política através do distanciamento crítico dos espectadores, à maneira de Piscator e de Brecht — o teatro tem, dada a sua constituição própria, um poder de conclamação e de agregação social que em nenhuma época tem sido desprezado. Com o dossiê “Revoluções do Teatro” pretendemos trazer para a Revista Interfaces estudos sobre autores/autoras e pensadores do teatro que, em diferentes tempos, com a sua criatividade renovaram a teoria e a prática teatral.

Submissão: outubro de 2022 a maio de 2023

Previsão de publicação: setembro de 2023


v. 12, n. 04 (2021)


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